Muitos homens sobreviventes de violência sexual têm dúvidas acerca da sua orientação sexual, questionando-se se esta foi influenciada pelo abuso de que foram vítimas. Estas e outras questões podem gerar confusão, insegurança e sofrimento nos homens e rapazes vítimas de violência sexual.
Estas dúvidas e questões são naturais e podem surgir, não só porque o abuso envolveu atos sexualizados, como também, pelo facto de na grande maioria dos casos, o abusador ser homem e os sobreviventes não compreenderem a razão pela qual o abusador os “escolheu”.
É importante esclarecer que não há evidências de que o abuso sexual condicione a orientação sexual da vítima. A violência sexual não é sexo, mas sim um crime e uma experiência potencialmente traumática, que muitas vezes envolve questões de poder, submissão e controlo sobre a vítima.
Se é sobrevivente de violência sexual e tem dúvidas sobre a sua orientação sexual ou de como o abuso poderá ter tido impacto na forma como experiencia a sua intimidade e vida sexual, contacte a Quebrar o Silêncio. Connosco, poderá partilhar e esclarecer qualquer dúvida, sem juízos de valor.
Contacte-nos através da nossa Linha de Apoio 910 846 589 ou através do endereço de email: apoio@quebrarosilencio.pt.