Blogue

15 de Abril de 2024

Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Abril é o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e não podemos deixar de abordar aquela que é uma grave violação dos direitos humanos das crianças: o abuso sexual de crianças.

Ao contrário do que muitas pessoas podem acreditar, este não é um crime que acontece raramente ou de forma pontual. De acordo com o Conselho da Europa (CdE), uma em cada cinco crianças é, foi ou será vítima de violência sexual. Numa turma com 25 crianças, em média, cinco são, serão ou foram vítimas e, numa escola com dez turmas, o total alcança um universo de 50 crianças vitimadas.

 

Meninos e rapazes também são vítimas

O abuso sexual de meninos e rapazes é um crime bastante invisibilizado e silenciado. Sabemos que um em cada seis homens é vítima de alguma forma de violência sexual antes dos 18 anos. No entanto, estes meninos e rapazes acabam por sofrer em silêncio e não procurar a ajuda que necessitam. Em média, a maioria das vítimas masculinas demora mais de 20 anos até procurar ajuda e contar a sua história de abuso. Ou seja, um menino que seja abusado sexualmente aos dez anos, poderá contar a sua história pela primeira vez depois dos 30 anos de idade.

 

Campanha “Mais de 20 anos em silêncio”

Para aumentar a consciência social sobre a violência sexual contra homens e rapazes, produzimos a campanha https://www.youtube.com/watch?v=QHESuJ–I_0 e as seguintes imagens que pedimos que possam partilhar nas vossas redes sociais.

 

 

Prevenção da violência sexual contra crianças

Em 2023 a Quebrar o Silêncio publicou o manual “Princípios básicos para a prevenção da violência sexual contra crianças: conhecer, identificar e agir. Guia para profissionais.”. Este recurso é uma ferramenta que tem dois objetivos: informar e capacitar profissionais sobre um conjunto de princípios básicos acerca da violência sexual contra crianças e jovens para auxiliar a compreender, identificar e agir perante casos e/ou suspeita de abuso sexual.

Ao longo do guia são abordados diferentes tópicos que englobam pressupostos acerca da violência sexual contra crianças, estratégias de manipulação utilizadas por quem abusa, consequências da violência sexual, obstáculos à partilha e consequências da mesma, identificação de sinais de abuso sexual, entre outros.

O guia é destinado para qualquer profissional que, na sua profissão, lide com crianças, e pode fazer download através deste link.

Princípios básicos para a prevenção da violência sexual contra crianças