É comum que os homens que foram vítimas de abuso sexual partilhem que, num determinado momento das suas vidas, tenham feito ou ainda façam um consumo de substâncias.
Este consumo pode surgir como uma tentativa de lidar com o impacto que o abuso teve na sua vida. Muitos sobreviventes usam substâncias para adormecer a dor que sentem, pensamentos negativos ou sentimentos como vergonha, culpa, nojo e raiva.
No entanto, quando esta estratégia de sobrevivência é concretizada através do uso excessivo de substâncias pode gerar outros problemas, nomeadamente aumentar o uso, consumo de outras drogas mais fortes e o desenvolvimento de dependências. Por sua vez, as dependências podem trazer associadas outros problemas como o risco de exposição a novos eventos traumáticos.
Mesmo quando os consumos não são percecionados como algo negativo, diminuir o uso ou interrompê-los totalmente pode ser uma tarefa extremamente difícil, pois até ao momento foram as estratégias recorridas para sobreviver. Neste sentido, para muitos homens que foram vítimas de abuso sexual, o apoio psicológico é fundamental para compreender o impacto que o trauma teve na sua vida e quais as estratégias que desenvolveram para gerir esse mesmo impacto. Durante o processo de apoio, estes sobreviventes aprendem a desenvolver outras estratégias para não dependerem do uso de drogas e conseguirem gerir as dificuldades do dia-a-dia sem sentir a necessidade de recorrerem a essas substâncias.
Se necessário e se for essa a vontade do sobrevivente, a Quebrar o Silêncio ajuda ainda no encaminhamento e articulação com associações especializadas na área das dependências e comportamentos aditivos.
É importante destacar que, com a diminuição dos consumos e uma adequada gestão emocional, o sobrevivente sentir-se-á melhor consigo mesmo e nas suas relações, o que lhe permitirá focar-se em objetivos, planos e mudanças para o futuro.
Se está a viver uma situação semelhante ou se identifica com este texto, saiba que não está sozinho e que não é tarde para procurar ajuda. Contacte-nos através da Linha de Apoio 910 846 589 ou do email apoio@quebrarosilencio.pt, estamos disponíveis para o receber.