Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança e para a Quebrar o Silêncio é importante reconhecer que a violência sexual é uma violação grave dos direitos humanos das crianças.
Sabemos que um cada seis meninos é vítima de abuso sexual durante a sua infância. São na maioria meninos que crescem a sofrer em silêncio com as consequências do abuso, sem nunca contar a ninguém o que aconteceu.
A maioria dos homens sobreviventes só partilha com alguém a sua história de abuso 20 anos depois do crime. Significa que muitas das vezes, estes meninos só têm o apoio que precisam quando já são homens adultos. Atualmente a média de idades dos homens que procuram o apoio da Quebrar o Silêncio é de 37 anos e muitos destes sobreviventes foram abusados na infância, por alguém próximo em quem confiavam.
Nesta efeméride é importante celebrar os direitos das crianças, mas também é fundamental relembrar a urgência em salvaguardar a sua segurança. Quando apoiamos um homem vítima de violência sexual, também estamos a apoiar a criança. Aquele menino que foi abusado sexualmente — na maioria dos casos por um familiar ou alguém próximo — e que cresceu sem o apoio que necessitava. Neste sentido, partilhamos a campanha que lançámos no final de 2022 para relembrar esta realidade que passa despercebida para muitas pessoas cuidadores, pais e mães destes meninos.
Se necessitar de apoio contacte-nos.
910 846 589
apoio@quebrarosilencio.pt
Se lida com crianças no exercício profissional, faça download do nosso manual “Princípios básicos para a prevenção da violência sexual contra crianças: conhecer, identificar e agir. Guia para profissionais”