Blogue

26 de Julho de 2021

Estratégias nocivas para fugir ao sofrimento do abuso

A violência sexual pode deixar marcas dolorosas nas vítimas que são difíceis de ultrapassar. Por vezes, só são possíveis de resolver com apoio especializado. Ao longo da vida, estes homens procuram maneiras de minimizar o sofrimento e procuram o que quer que os ajude a esquecer o(s) abuso(s), mesmo que só por momentos. No entanto, sem as ferramentas para resolver o problema pela raiz, este processo pode revelar-se difícil, exaustivo e gerar um maior sofrimento.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, variando de homem para homem e de história para história, mas independentemente de quais sejam, quase invariavelmente acabam por tornar-se nocivas para o sobrevivente. São, por exemplo:

  • A ocupação excessiva com trabalho, sem limites de horário, com poucas ou nenhumas férias e consequentemente com pouco tempo para pensar nas consequências do abuso ou para o que o abuso assalte a sua mente.
  • O exercício físico em excesso, como estratégia de fuga da sua realidade e promoção de um bem-estar temporário, que pode resultar em lesões e consequências físicas a longo prazo.
  • A hipersexualização, com uma necessidade exagerada e até descontrolada de contacto sexual, masturbação e/ou pornografia, geradora de uma falsa sensação de controlo e ao mesmo tempo promotora de um prazer momentâneo que parece amenizar o sofrimento, somente para depois o acentuar.
  • O consumo de álcool e substâncias que trazem um desligar quase automático da realidade, mas que é temporário, pelo que pode resultar em processos graves de dependência.

Os homens tendem a encontrar nestas e em outras estratégias uma fuga temporária dos pensamentos, emoções e memórias associadas ao(s) abuso(s). Apesar de parecerem funcionar a curto prazo, percebemos que a longo prazo a sua eficácia vai diminuindo, com consequências danosas para a sua saúde física e mental, e implicações na sua vida familiar, social e profissional e até com impacto na funcionalidade do sobrevivente. Com o passar do tempo, estas estratégias assumem a antítese do seu propósito, passando também elas a gerar mal-estar, lado a lado com as emoções negativas do abuso que tenta ultrapassar.

Para uma resolução eficaz do impacto da violência sexual de que o homem foi vítima, é importante que o assunto seja abordado com um profissional especializado que o possa ajudar a resolver o assunto na sua origem, minimizando ou eliminando o sofrimento e permitindo viver de forma saudável e funcional. Podem ser trabalhadas estratégias saudáveis e outras ferramentas para utilizar no dia-a-dia, ao mesmo tempo que o abuso vai sendo resolvido e incorporado de forma saudável na sua história.

Se é homem e foi vítima de violência sexual contacte-nos. Os nossos serviços de apoio são gratuitos e confidenciais.

Linha de apoio: 910 846 589

Email: apoio@quebrarosilencio.pt