Blogue

11 de Dezembro de 2023

Quando um homem adulto é abusado sexualmente

Sabemos que muitos dos casos de violência sexual acontecem na infância. No entanto, isso não significa que o abuso sexual de homens adultos seja raro ou pontual, antes pelo contrário. A realidade é que os homens adultos também são vítimas de violência sexual, mas devido a vários obstáculos, muitos não procuram apoio, não falam do abuso e acabam por sofrer em silêncio.

Mitos e estereótipos

Existem várias ideias erradas e crenças que contribuem para o silêncio dos homens sobreviventes. Ainda persiste o mito de que um homem adulto não pode ser abusado sexualmente. Esta ideia errada silencia os homens vitimados, fazendo com que não procurem apoio ou denunciem o caso. 

Também existe desinformação em relação às diferentes formas de abuso sexual. Por exemplo, quando se fala em violação, talvez não se pense num homem que é forçado a penetrar. No entanto, a violência sexual abrange um espectro alargado de experiências traumáticas e “forçado a penetrar” também é uma forma de violação. 

 

O que é ser homem?

As diversas representações relacionadas com a expressão da masculinidade também podem contribuir para não procurar ajuda. Socialmente, muitos homens sentem o peso de resolver os seus problemas sozinhos, sem qualquer tipo de apoio. Pedir ajuda é visto como uma fraqueza e, se o fizerem, serão menos homens por isso. Assim, muitos dos homens que foram abusados sexualmente, acabam por tentar ultrapassar o impacto do trauma sem sucesso, pois acreditam que têm de consegui-lo sozinho. Pedir apoio ou ajuda não faz de um sobrevivente menos homem, é um ato de coragem e de força.

 

As mulheres podem abusar de homens?

Na maioria dos casos de abuso sexual quem abusa é do sexo masculino. No entanto, também há casos de mulheres que abusam de homens. Nestas situações, o marcador de género é fundamental. Ou seja, para muitos homens, o abuso sexual perpetrado por uma mulher não é visto como violência sexual ou crime, ou como algo que possa infligir dano na vítima. Socialmente, existe uma tendência para desvalorizar este tipo de casos, como se não tivessem o mesmo potencial traumático que quando o abusador é homem. Estas ideias erradas também contribuem para o silenciamento dos homens vitimados.

 

A violência sexual contra homens na idade adulta é uma realidade e acontece mais do que se possa acreditar, como por exemplo, no contexto de dating, encontros amorosos, relações de intimidade, em consulta ou exames médicos, chemsex, desporto ou lazer, entre outros. Importa referir que estes contextos são percecionados, para as vítimas, como seguros. 

Se foi vítima de abuso sexual, na infância ou idade adulta, contacte-nos. Se tiver dúvidas sobre o que aconteceu, queremos que saiba que é natural. Marque uma Sessão de Esclarecimento onde poderá compreender melhor o que aconteceu. O nosso apoio é gratuito e confidencial. 

PROCURA APOIO?

910 846 589

apoio@quebrarosilencio.pt