Blogue

16 de Dezembro de 2020

Sobreviver ao Natal

O aproximar da época festiva pode ser uma altura particularmente difícil para alguns sobreviventes. A proximidade de amigos e familiares, a pressão para se apresentar estável e bem-disposto e a dificuldade em encontrar momentos a sós são algumas das dificuldades identificadas como desencadeadoras de algum mal-estar e desconforto para muitos. Noutros casos, uma vez que a maioria dos abusadores sexuais são familiares ou pessoas próximas, pode implicar ter que conviver com o abusador/a ou com familiares e amigos que têm conhecimento do abuso ou que podem mesmo ter sido coniventes com esse abuso, e gerar momentos dolorosos e complicados de gerir.

Por outro lado, a solidão causada pela ausência de entes queridos, o isolamento provocado pelo medo e pela pandemia e um sentimento de desesperança, serão para tantos outros sobreviventes uma realidade.

A verdade é que não existem cenários perfeitos, nem soluções milagrosas, mas é possível encontrar o equilíbrio necessário para ajudá-lo a passar este Natal.

Procure não se isolar completamente, contacte amigos e familiares de confiança, ou até instituições, seja presencialmente ou à distância, mas permita-se ter tempo para si, encontrando momentos em que pode relaxar um pouco e até baixar a guarda.

Procure reconhecer e partilhar que não se sente bem perante aqueles que lhe são mais queridos, sem ter de explicar porquê, facilitando encontrar o espaço que necessita sem ser invadido com perguntas intrusivas e desconfortáveis.

Lembre-se que não está sozinho! Um em cada seis homens é vítima de violência sexual e todos eles, de uma maneira ou de outra irão viver este Natal.

Se tiver dificuldades em gerir estes momentos  e sentir que necessita de apoio, contacte-nos através do email apoio@quebrarosilencio.pt ou da nossa Linha de Apoio 910 846 58.