Blogue

30 de Março de 2022

Violência sexual contra homens na idade adulta

A maioria dos crimes de violência sexual contra homens ocorre na infância ou adolescência. No entanto, não podemos esquecer que também há homens que são abusados sexualmente na idade adulta.
Nestas situações é comum os sobreviventes partilharem sentimentos de culpa e vergonha por sentirem que não foram capazes de se defender e que falharam no seu papel enquanto homem. Perante uma situação de perigo, o ser humano reage de forma automática. Fugir, lutar ou paralisar não são escolhas, mas sim respostas involuntárias do cérebro face a uma ameaça, que têm como objetivo a sobrevivência. No entanto, muitos sobreviventes acreditam que, enquanto homens adultos, deveriam ter conseguido defender-se ou evitar que fossem abusados sexualmente. A crença de que um homem adulto não pode estar vulnerável ou numa posição de fragilidade, reforça sentimentos de vergonha, culpa, impotência e fracasso que contribuem para o silêncio de vários homens.

Por vezes, o sobrevivente acredita que por ser adulto, deveria ter tido o controlo da situação, tal como a liberdade de decisão e de escolha. A violência sexual está relacionada com poder, controlo e até humilhação, e este controlo pode ser exercido contra qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou outras características.

Se é sobrevivente de violência sexual na idade adulta, queremos que saiba que independentemente da sua idade, não é responsável pelo que aconteceu e que não tem que lidar sozinho com as consequências do trauma. Contacte-nos através da Linha de Apoio 910 846 589 ou por escrito através do email apoio@quebrarosilencio.pt. Na Quebrar o Silêncio vai encontrar um espaço seguro e sem juízos de valor.