Blogue

12 de Dezembro de 2024

Quebrar o Silêncio lança livro digital sobre violência sexual contra homens e rapazes – download gratuito

A Quebrar o Silêncio convidou especialistas de todo o mundo para refletirem sobre o abuso sexual de homens e rapazes. Ao longo de 20 textos, vários profissionais de psicologia, ativistas, sexólogos e investigadores partilham a sua experiência e os seus pontos de vista sobre este crime, que continua a ser urgente desocultar.

 

A Quebrar o Silêncio publica hoje, quinta-feira, 12 de dezembro, o livro digital Reflexões sobre violência sexual contra homens e rapazes. O livro compila 20 reflexões de especialistas de todo o mundo que escrevem sobre o que falta fazer sobre este crime e também sobre as suas experiências profissionais. No leque de contribuições, encontra-se Mike Lew, psicoterapeuta estado-unidense e autor do livro Victims No Longer, que trabalha há cerca de 50 anos com homens sobreviventes e reflete sobre os desafios de dinamizar grupos de ajuda mútua numa época em que a violência sexual contra homens era considerada um mito. 

 

«O nosso objetivo com este livro é criar um recurso com um conjunto de reflexões de vários países e diferentes áreas profissionais. São textos que incidem sobre os desafios de trabalhar na violência sexual contra homens e rapazes, mas também o que une as diferentes realidades. O que há de comum entre os colegas do Camboja e as respostas de apoio do Reino Unido? Como podemos comparar o trabalho de entidades com décadas de trabalho, com os sete anos de atividade da Quebrar o Silêncio?» destaca Ângelo Fernandes, presidente da associação Quebrar o Silêncio.

 

«Os textos são acessíveis para qualquer pessoa ou profissional que queira aprofundar estes temas. Quisemos que cada contribuição pudesse ser uma porta de entrada para quem queira investigar mais sobre determinado assunto e por essa razão, tentamos alcançar um conjunto diversificado de temas, como é o caso da extorsão sexual e financeira de homens, crescimento pós traumático dos sobreviventes ou casos de abuso sexual em contexto de Chemsex, entre outros», complementa Ângelo Fernandes.

Podem fazer download do livro através deste link.

 

Reflexões sobre violência sexual contra homens e rapazes

 

Ao longo de Reflexões sobre violência sexual contra homens e rapazes, há reflexões de profissionais que trabalham há 20 anos no Camboja contra a exploração sexual de meninos e rapazes, como é o caso de Maggie Eno e Alastair Hilton. Da Alemanha, Nicolas Haaf fala sobre o inovador Conselho de Sobreviventes, organismo consultado pelo Estado alemão sempre que pretende avançar nos direitos humanos das vítimas e sobreviventes de violência sexual. Do Brasil, Jean Von Hohendorff aborda a realidade do abuso sexual de meninos e rapazes.

 

Da Inglaterra, Rob Balfour questiona a longevidade do apoio especializado, num texto sobre o crescimento pós-traumático, enquanto Beverley Radcliffe incide nos mitos e crenças erróneas de quem trabalha com homens sobreviventes de violência sexual. John Slater desvenda o mundo da violência sexual contra meninos e rapazes e a dissociação por parte das vítimas.

 

De Portugal, a sexóloga Vânia Beliz traz-nos a perspetiva da educação para a sexualidade como ferramenta de prevenção do abuso sexual de crianças, destacando como certos conteúdos e abordagens podem incluir ou excluir os meninos. A investigadora Maria João Faustino incide sobre o consentimento no âmbito das relações íntimas e sexuais, sublinhando que também afeta os homens. Inês Marinho, fundadora da #NãoPartilhes, aborda a violência sexual baseada em imagens e da extorsão sexual de homens. A psicóloga Cláudia Caires explica de forma acessível o intrincado universo do Trauma Complexo. A investigadora Júlia Garraio analisa a violação de homens na literatura portuguesa, destacando uma obra específica. Tito de Morais e Cristiane Miranda assinam em conjunto um texto sobre os ambientes digitais e a violência sexual contra crianças. Sofia Marques reflete sobre a dimensão espiritual das vítimas e como esta pode influenciar a relação que mantêm com Deus.

 

A equipa da Quebrar o Silêncio também contribui com alguns textos. A coordenadora do gabinete de apoio à vítima, Filipa Carvalhinho, assina dois artigos: o primeiro sobre a dissociação e o segundo sobre o impacto da violência sexual na sexualidade e intimidade dos homens sobreviventes. O fundador, Ângelo Fernandes, escreve sobre Chemsex, perseguição sexualizada de homens e viver depois do trauma.

 

Índice dos contributos

  1. Mike Lew
    Mudanças e desafios: quarenta anos a trabalhar com homens sobreviventes
  2. Rob Balfour
    Como sabemos se os nossos serviços de apoio promovem um crescimento pós-traumático sustentável a longo prazo nos sobreviventes? 
  3. Alistair Hilton
    “Como é que o posso ajudar?”
  4. Nicolas Haaf
    E se sobreviventes de violência sexual chefiassem o serviço onde trabalha? Ideias inspiradoras da Alemanha
  5. Maria João Faustino
    Consentimento e masculinidade(s) A relação umbilical entre consentimento e género
  6. Maggie Eno
    Exploração sexual de rapazes no Camboja: uma reflexão sobre as semelhanças e os desafios com outras realidades 
  7. Filipa Carvalhinho
    Impacto da violência sexual na sexualidade e intimidade dos homens sobreviventes
  8. Júlia Garraio
    O poder das histórias que lemos. A violação de um homem no romance Ursa Maior de Mário Cláudio
  9. Cláudia Caires
    A complexidade do trauma na violência sexual no masculino 28
  10. Beverley Radcliffe
    Crenças enraizadas que agravam a culpa e impedem a compreensão
  11. Jean Von Hohendorff
    Atenção a meninos e homens vítimas e sobreviventes de violência sexual
  12. Ângelo Fernandes
    Perseguição de homens… é mesmo crime? 
  13. Vânia Beliz
    Educação para a sexualidade: uma ferramenta para a prevenção da violência sexual contra crianças
  14. Ângelo Fernandes
    Chemsex e o abuso sexual de homens 
  15. Sofia Marques
    A violência sexual e a dimensão espiritual da ferida
  16. Tito Morais e Cristiane Miranda
    Grooming: aliciamento sexual online de crianças e jovens. O início do abuso sexual online de crianças e jovens
  17. Inês Marinho
    A Violência Sexual com Base em Imagens afeta o género masculino de forma silenciosa
  18. Filipa Carvalhinho
    Como a dissociação afeta a vida dos homens sobreviventes de violência sexual
  19. Ângelo Fernandes
    Violência sexual: voltar a viver depois do trauma
  20. John Slater
    O menino do fato espacial prateado