Blogue

18 de Novembro de 2024

Abuso sexual de meninos e rapazes: Dia Europeu para a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais

Hoje assinala-se o Dia Europeu para a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais. Enquanto organização que presta apoio especializado a homens e rapazes que foram vítimas de violência sexual, a Quebrar o Silêncio relembra que uma em cada cinco crianças será vítima de abusos sexuais na infância. Esta é uma realidade assustadora para muitas pessoas. No entanto, é um crime que continua ancorado num silêncio denso e difícil de desocultar. Este silêncio é particularmente notável quando se trata de meninos e rapazes que foram vítimas de abuso sexual.

Meninos e rapazes vitimados

Quando se fala de abuso sexual no masculino, sabemos que um em cada seis rapazes será vítima de alguma forma de violência sexual até aos 18 anos. Na maioria destes casos, os meninos vitimados demoram, em média, mais de 20 anos a procurar apoio e partilhar as suas histórias de abuso pela primeira vez. Significa que quando quebram o silêncio, são já homens adultos e passaram grande parte das suas vidas a sofrer em silêncio. 

Existem muitos obstáculos, mitos e ideias erradas sobre a vitimação masculina. As crenças erradas de que um homem é invulnerável e por isso não pode ser vítima de abuso sexual, que sabe defender-se, que não pode pedir ajuda, não chora e resolve os seus problemas sozinho, são alguns dos motivos pelos quais os homens sobreviventes não procuram apoio.

Neste sentido, a Quebrar o Silêncio criou a campanha “Mais de 20 anos em silêncio” e que volta a partilhar: Quebrar o Silêncio – mais de 20 anos em silêncio

Prevenção da violência sexual contra crianças

Em novembro de 2023, a Quebrar o Silêncio publicou o manual “Princípios básicos para a prevenção da violência sexual contra crianças: conhecer, identificar e agir”. Este é um guia destinado à promoção da prevenção da violência sexual contra crianças e é destinado a todos os profissionais que lidam com crianças e jovens, dos quais destacamos docentes, pediatras e assistentes operacionais, entre outros. 

O objetivo deste recurso é munir os profissionais com conhecimento e informações sobre esta forma de violência, no qual foca pressupostos acerca da violência sexual contra crianças, estratégias de manipulação utilizadas por quem abusa, consequências da violência sexual, obstáculos à partilha e consequências dessa mesma partilha, identificação de sinais de abuso sexual, entre outros. 

O guia conta com o apoio de várias entidades, como é o caso da Polícia Judiciária, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens ou do Ministério da Educação que distribuiu o guia pelas escolas portuguesas.

Pode fazer o download gratuito do guia, aqui.

Princípios básicos para a prevenção da violência sexual contra crianças

A Quebrar o Silêncio é a primeira e única associação portuguesa de apoio especializado para homens e rapazes sobreviventes de violência sexual.

Contactos para apoio de sobreviventes e encaminhamento: 910 846 589 ou apoio@quebrarosilencio.pt

Contactos gerais: info@quebrarosilencio.pt